Pesquisar neste blogue
janeiro 27, 2011
Mosteiros de Rates
A Igreja de S. Pedro de Rates, imponente edifício em estilo românico, surgiu como resultado da doação – realizada pelo conde D. Henrique e Dona Teresa - do “arruinado” Mosteiro de Rates (e vastas rendas provenientes da região) ao Priorado de La Charité sur Loire, Auxerre, França (ligado a Cluny), para que aqui fosse implantada a Regra Beneditina. Foi, então, projectado um vasto edifício que, lentamente, foi sendo construído. O templo foi sofrendo alterações no seu programa construtivo, ao longo dos séculos que demorou a sua edificação, mas nunca perdeu a sua imponência, apresentando três naves separadas por arcos formeiros e cabeceira com três absides. O numeroso conjunto de elementos arquitectónicos em granito conservados no núcleo museológico constitui um núcleo único para a observação da escultura medieval, suas técnicas e gramática decorativa (alguns dos quais com vestígios de policromia).
A realização de trabalhos arqueológicos em 1997 e 1998 nas áreas envolventes da Igreja permitiu recolher um espólio que documenta as várias fases do desenvolvimento conventual e particular desde o século VI até ao presente.
Este centro de atendimento, pólo do Museu Municipal, adequa-se ao local e ao ambiente dedicando-se à história, lenda, arte e arqueologia do antigo mosteiro e actual Igreja paroquial de S. Pedro de Rates.
Bibliografia :http://www.cm-pvarzim.pt/povoa-cultural/museu-municipal/nucleos/nucleo-museologico-da-igreja-romanica-de-s-pedro-de-rates
janeiro 23, 2011
Reflexão do Módulo
Neste módulo acho que trabalhei bem, apesar de não estar sempre atento. Por isso no PIAV mereço 11 e no Blog 14.
Apesar de ter tirado negativa no teste, penso que a minha nota final seja um 10.
Apesar de ter tirado negativa no teste, penso que a minha nota final seja um 10.
Subscrever:
Mensagens (Atom)